quarta-feira, 2 de outubro de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - ENERGIA NO COTIDIANO E NO SISTEMA PRODUTIVO

( 8º ano – 4º bimestre )

Tempo previsto: 6 aulas

Conteúdos e temas: energia elétrica, aparelhos elétricos (identificação), consumo de energia, potência elétrica.

Competências e habilidades:
  • Ler e interpretar informações contidas em uma conta de energia elétrica residencial e desenvolver conceitos para uso racional dessa energia;
  • Identificar e reconhecer os usos que são feitos da energia elétrica no cotidiano;
  • Analisar qualitativamente dados referentes à grandeza da potência elétrica;
  • Reconhecer e utilizar corretamente a nomenclatura e a unidade de potência.

Estratégias: ler e interpretar as informações contidas na conta de energia elétrica; elencar os aparelhos elétricos existentes na residência e sua classificação de potência.

Recursos: conta de energia elétrica.

Avaliação: elaboração de um gráfico do histórico de consumo de energia. Após 3 meses outro gráfico com informações atualizadas.


SENSIBILIZAÇÃO E LEVANTAMENTO
Para dar início a primeira atividade, pedir para que os alunos pensem sobre as seguintes questões:
1º) Sondagem
“No seu dia a dia, que tipo de atividade depende da energia elétrica para ser realizada?”
“Como seria o seu dia sem eletricidade?”
A ideia é que os alunos percebam, reconheçam e compartilhem as formas de uso da eletricidade em seu cotidiano. As questões podem ser respondidas em forma de desenho ou texto. Se eles fizerem desenhos, pode-se solicitar que, ao lado do desenho, apresentem uma legenda e uma justificativa.
Após os alunos terem respondido as questões, solicite que formem um grande grupo para compartilhar as anotações e os desenhos feitos. À medida que eles forem dando as respostas, pode-se anotá-las no quadro, montando uma lista de aparelhos elétricos.

CLASSIFICAÇÃO
Depois do levantamento, vamos organizar a lista de aparelhos de acordo com semelhanças de acordo com semelhanças e diferenças.
Para isso, sugerimos como:
2º) Problematização
“Esses aparelhos têm as mesmas funções?”
“Qual é o aparelho que você imagina que gasta mais energia elétrica no nosso dia a dia?”
“Quanto de energia gasta cada aparelho?”
“O que fazer para economizar energia?”

3º) Contextualização
Leitura e análise do texto (caderno do aluno, volume 4 – página 8)
Pesquisa de Campo (caderno do aluno, volume 4 – página 9)
Leitura da Tabela (caderno do aluno, volume 4 – página 11)

4º) Busca de Dados de forma diversificada
Leitura e interpretação da conta de energia elétrica.

5º) Aprendizagem significativa e evolução conceitual
Conscientizar os alunos sobre o uso racional da energia, como apagar a luz ao sair do ambiente, utilizar adequadamente os eletrodomésticos, não deixar aparelhos ligados desnecessariamente.

6º) Sistematização do Conhecimento e 7º) Aplicação do conhecimento em situações novas
Após 3 meses, pedir novamente uma conta e analisar os resultados obtidos após o aprendizado.

5 comentários:

  1. Colegas do grupo 2 do curso MGME.
    Gostei da Situação de Aprendizagem de vocês: Energia no cotidiano. Vocês abordaram bem o tema e conscientizaram os alunos para a importância de se economizar energia elétrica. Como sugestão, vocês podem ver na Revista Escola do mês de setembro-2013 o passo a passo da montagem de um circuito elétrico.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, a postagem de vocês ficou ótima.O assunto além de interessante apresentou-se de modo muito criativo nessa SA.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas palavras.
    Gostaria de deixar bem claro que tudo que é bom não deve ser guardado e sim compartilhado.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  4. A situação de aprendizagem postada pelo grupo foi muito bem desenvolvida e de fácil entendimento. Parabéns pela produção!

    ResponderExcluir
  5. Essa SA ficou ótima, bem esquematizada!
    É muito bom conscientizar os alunos sobre a importância da economia de energia e evitar o desperdício!
    E ainda os alunos poderão ver o resultado prático da economia!

    ResponderExcluir