(
8º ano – 4º bimestre )
Tempo previsto:
6 aulas
Conteúdos e temas:
energia elétrica, aparelhos elétricos (identificação), consumo de energia,
potência elétrica.
Competências e habilidades:
- Ler e interpretar
informações contidas em uma conta de energia elétrica residencial e
desenvolver conceitos para uso racional dessa energia;
- Identificar e
reconhecer os usos que são feitos da energia elétrica no cotidiano;
- Analisar
qualitativamente dados referentes à grandeza da potência elétrica;
- Reconhecer e
utilizar corretamente a nomenclatura e a unidade de potência.
Estratégias: ler e interpretar as informações contidas na conta de energia elétrica; elencar os aparelhos elétricos existentes na residência e sua classificação de potência.
Recursos:
conta de energia elétrica.
Avaliação: elaboração
de um gráfico do histórico de consumo de energia. Após 3 meses outro gráfico
com informações atualizadas.
SENSIBILIZAÇÃO E LEVANTAMENTO
Para dar início a
primeira atividade, pedir para que os alunos pensem sobre as seguintes
questões:
1º) Sondagem
“No seu dia a dia, que
tipo de atividade depende da energia elétrica para ser realizada?”
“Como seria o seu dia
sem eletricidade?”
A ideia é que os alunos
percebam, reconheçam e compartilhem as formas de uso da eletricidade em seu
cotidiano. As questões podem ser respondidas em forma de desenho ou texto. Se
eles fizerem desenhos, pode-se solicitar que, ao lado do desenho, apresentem
uma legenda e uma justificativa.
Após os alunos terem
respondido as questões, solicite que formem um grande grupo para compartilhar
as anotações e os desenhos feitos. À medida que eles forem dando as respostas,
pode-se anotá-las no quadro, montando uma lista de aparelhos elétricos.
CLASSIFICAÇÃO
Depois do levantamento,
vamos organizar a lista de aparelhos de acordo com semelhanças de acordo com
semelhanças e diferenças.
Para isso, sugerimos
como:
2º) Problematização
“Esses aparelhos têm as
mesmas funções?”
“Qual é o aparelho que
você imagina que gasta mais energia elétrica no nosso dia a dia?”
“Quanto de energia
gasta cada aparelho?”
“O que fazer para
economizar energia?”
3º) Contextualização
Leitura e análise do
texto (caderno do aluno, volume 4 – página 8)
Pesquisa de Campo
(caderno do aluno, volume 4 – página 9)
Leitura da Tabela
(caderno do aluno, volume 4 – página 11)
4º) Busca de Dados de forma diversificada
Leitura e interpretação
da conta de energia elétrica.
5º) Aprendizagem significativa e evolução conceitual
Conscientizar os alunos
sobre o uso racional da energia, como apagar a luz ao sair do ambiente,
utilizar adequadamente os eletrodomésticos, não deixar aparelhos ligados
desnecessariamente.
6º) Sistematização do Conhecimento e 7º) Aplicação do conhecimento
em situações novas
Após 3 meses, pedir
novamente uma conta e analisar os resultados obtidos após o aprendizado.
Colegas do grupo 2 do curso MGME.
ResponderExcluirGostei da Situação de Aprendizagem de vocês: Energia no cotidiano. Vocês abordaram bem o tema e conscientizaram os alunos para a importância de se economizar energia elétrica. Como sugestão, vocês podem ver na Revista Escola do mês de setembro-2013 o passo a passo da montagem de um circuito elétrico.
Um abraço a todos.
Parabéns, a postagem de vocês ficou ótima.O assunto além de interessante apresentou-se de modo muito criativo nessa SA.
ResponderExcluirObrigada pelas palavras.
ResponderExcluirGostaria de deixar bem claro que tudo que é bom não deve ser guardado e sim compartilhado.
Abraços a todos.
A situação de aprendizagem postada pelo grupo foi muito bem desenvolvida e de fácil entendimento. Parabéns pela produção!
ResponderExcluirEssa SA ficou ótima, bem esquematizada!
ResponderExcluirÉ muito bom conscientizar os alunos sobre a importância da economia de energia e evitar o desperdício!
E ainda os alunos poderão ver o resultado prático da economia!